Almeida & Dale | Raymundo Colares: Pista livre


Exposição reúne mais de 40 obras, entre pinturas, guaches e os emblemáticos Gibis, livros-objetos que convidam o público a se envolver com os trabalhos tridimensionais a partir do manuseio de suas folhas coloridas que se desdobram, a mostra marca o retorno do artista à capital paulista após um hiato de 15 anos sem exposições individuais em São Paulo.
Figura singular da arte brasileira dos anos 1970, Colares criou uma linguagem própria, marcada pela fusão entre referências construtivistas e elementos da cultura urbana e popular. O ônibus, ícone recorrente em sua produção, sintetiza esse cruzamento. Nas telas, a carroceria se desdobra em formas geométricas e cortes abruptos que evocam velocidade, fragmentação e fluxo, temas centrais em seus trabalhos. Suas telas apresentam fragmentos de espaço que parecem se colidir, pedaços de carrocerias captados ao acaso e em movimento. A ideia da multiplicação e da deformação das coisas em movimento traz à luz uma das questões-chave de sua produção, que é a ideia de tempo e velocidade.
“Raymundo Colares compreendeu que a questão do movimento, em última instância, a questão do tempo, havia arremetido a experiência da pintura para além da estabilidade que conhecera no passado histórico, respondendo aos avanços da ciência e ao viver moderno. Pressentiu que essa atualização se prolongaria na era contemporânea, e que os efeitos da máquina seriam intensos e irreversíveis, mesmo não tendo vivenciado o mundo digital de nossos dias”, explica a curadora Ligia Canongia .
Raymundo Colares: Pista livre
Almeida & Dale | Rua Caconde, 152, São Paulo
De 9 de agosto a 4 de outubro de 2025
De segunda a sexta: 10h às 19h , e sábado das 11h às 15h
Entrada gratuita